quinta-feira, dezembro 20, 2012

Rainha da Cozinha: quiche de peito de peru e queijos

Estreando uma seção do blog que eu já queria fazer a muito tempo. Minhas receitinhas ou descobertas pela cozinha. Ontem à noite duas amigas minhas vieram aqui em casa e eu usei elas de cobaia. Peguei uma receita do Na Minha Panela e fui que fui. Como dessa vez eu lembrei de tirar foto da comida e ficou delicioso, eu vim aqui postar. =)



Essa receita de quiche é super fácil e diferente. É uma quiche que não leva aquela camada de biscoito embaixo, sabe? Exato, essa não tem! Quando eu falei pra minha mãe que ia fazer ela começou um discurso que ia dar errado, que não se faz comida de primeira vez pra dar pros outros, etc, etc, etc. E qual foi minha reação: "Challenge accepted!" E fui no mercado, depois fui pra cozinha cantando e no fim tudo deu certo! A gente acabou com a travessa rápidinho, em nossa defesa: a travessa era pequena!



Vou parar de falar e vou para a receita, as fotos desse post são apenas de quando a quiche ficou pronta, porque o processo tava meio duvidoso. Já fiquei sabendo que quando ela ta sendo preparada ela fica estranha, aquela cara de que vai dar tudo errado, mas seguindo a receita direitinho e mantendo o olho no forno o final feliz chega, gente. E sem mamães invadindo a cozinha pra dar pitaco, ok? Quando a minha aparece eu fico tensa e erro tudo, como ontem ela não tava em casa eu faço tranquila, cantando e dançando pela cozinha nesse calor carioca. #aloka



Ingredientes:


  • 1 cebola média;
  • Azeite pra regar o refogado (na receita original fala 2 colheres de sopa, eu fui no olho);
  • 150 gramas de peito de peru;
  • 3 ovos;
  • 200 mL de creme de leite (no meu caso a caixinha tinha 200 mL então foi mole);
  • 150 gramas de mussarela;
  • manteiga e farinha de rosca pra untar;
  • 100 gramas de parmesão ralado (again eu fui de olho).
E eu ainda coloquei umas fatias de queijo cheddar que estavam abandonadas na geladeira misturada na mussarela.

Modo de preparo:

Corta a cebola em cubinhos e refogue ela no azeite, quando ela já estiver bem macia adicione o peito de peru, eu coloquei ele em cubinhos, mas se quiser pode ser em tirinhas, isso cabe a você. Eu não deixei ele muito tempo no fogo não, deixei em fogo mais baixo e só dei um sustinho nele pra ele dar uma dourada (adoro dar sustinhos na minha comida e jogar no fogo rápidinho, sou doente mental). Depois retire a panela do fogo e deixe dar uma esfriadinha enquanto você bate os ovos com o creme de leite até dar um creme grossinho, eu bati na mão mesmo, tão fácil e rápido, né? Vamos dar uma malhada no braço invés de ter que lavar a batedeira ou qualquer coisa além do potinho e do fouet (ou colher). Fez o creminho? Beleza, agora pega a mussarela e o queijo cheddar (ou qualquer queijo que você quiser colocar ou adicionar) corta também e misture ao refogado de peito de peru eu nem esquentei nem nada, só misturei pra depois não ficar um lado com muito queijo e sem peito de peru e tal. Depois disso, é só untar a forma com manteiga e farinha de rosca, eu caprichei na farinha de rosca já que ela que está 'substituindo' a camada de biscoito. Preencha o refratário com a mistura de peito de peru e queijos, salpique o parmesão por cima, caprichado, hein? Eu fui ralando na hora mesmo, acho que fica mais especial. Aí, é só completar com o creme de ovos e finalizar com MAIS parmesão! Coloque com carinho no forno em temperatura média por uns 40 minutos até criar a linda crosta dourada. O fogão daqui de casa tem opção do grill então depois desses 40 minutinhos eu deixei dois minutinhos no grill, é muito rápido, gente, se der bobeira já era a quiche.

O primeiro pedaço não saiu tão bonito, mas tava tão gostoso que eu nem quis mais tirar foto.


É isso! Eu achei muito fácil e fica gostoso. Até uma amiga minha brincou que eu to virando chef gourmet. Antigamente eu era a pessoa que não sabia nem lavar um copo direito, juro. Só fazia misto quente e miojo e ainda tinha medo de errar. Mas depois que eu conheci o Jamie Oliver pelo GNT minha vida mudou. Quando eu ganhei o livro dele então... Todos ficaram mais felizes. E eu me orgulho de dizer que faço muita coisa que minha mãe não sabe fazer, ta? hahahahaha, momys você é linda e tem muita paciência com meus surtos na cozinha, beijus! Vou voltar com mais receitas inclusive umas do meu livro para iniciantes do Jamie Oliver.

x.o.x.o

Nenhum comentário: