quarta-feira, maio 15, 2013

Eu Li: O Lado bom da vida (Matthew Quick)



"Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele 'lugar ruim', Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é Nikki, sua esposa, quis que ficassem um 'tempo separados'. Tentando recompor o quebra-cabeça de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com o pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.
Uma história comovente e encantadora, de um homem que não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança."

Eu ainda não vi o filme, mas fiquei com muita vontade de assistir, pois pelo trailer parece ser fiel ao livro. E como o livro é super gostoso de ler eu estou esperando que o filme também seja. O livro conta a história de Pat, que como diz na sinopse, acabou de sair do "lugar ruim" e não tem ideia do que o fez ser internado, ele só sabe que agora ele vai voltar para casa de seus pais e fazer de tudo para se tornar um homem melhor pra sua esposa Nikki e dar um fim ao tempo separados. Então ele se exercita loucamente e prefere ser gentil do que ter razão. Além do fato que ele não assiste filme nenhum nesse período, já que, nas palavras dele, ele está vendo o filme da sua vida.



Sua família não o conta o que o levou a ser internado e nem quanto tempo ele passou lá. E por incrível que pareça isso não incomoda na leitura, pois ele não vai se torturando por esses pensamentos, o que normalmente acontece em livros narrados em primeira pessoa (como é o caso), e a gente vai descobrindo tudo enquanto o Pat relembra ou descobre. A leitura é super divertida e flui muito bem. Os capítulos são de tamanhos variados, alguns tendo em torno de dez páginas e outros duas (sério) e eles são iniciados com um trechinho dele que serve de título. Sendo que não é muito bem um título, alguns desses trechos passariam despercebidos se não fosse o fato de estarem em destaque no começo do capítulo. Não sei muito sobres os aspectos técnicos de livros (margem, diagramação e etc, diga-se de passagem eu tenho que aprender um pouco sobre isso), mas como nada me incomodou posso dizer que está tudo bem feitinho.

Esse trecho não teria passado despercebido.

A capa é um amor, não é? Muitas vezes eu implico com capas que são alteradas por conta do filme, mas como eu nunca vi a capa dO Lado bom da vida anterior, acabei ficando sem ter com o que comparar. Porém, minha implicância maior é com séries, que ai você vê o filme, quer ler o livro e se ferrou pois o primeiro livro tá com a capa do filme e o resto da série não! Ai ou você fica com a capa diferente, espera os outros filmes para comprar as capas atualizadas do resto dos livros ou desbrava a internet atrás da capa anterior. Odeio quando isso acontece, odeio.

Esse é mais discreto.

Mas voltando ao livro, os personagens são cativantes e me deixaram com saudades, alguns são tão legais que dá vontade de saber mais sobre eles. O Pat tem uma mania meio engraçada (e que eu acho que eu tenho um pouco) de adotar expressões que seus amigos falam e sempre usá-las dizendo: como diria não sei quem... E eu achei legal porque dá um ar mais realista e familiar à história. Outro aspecto interessante é que ele começou a ler vários livros da literatura americana por conta da Nikki (que é professora e passa esses livros para seus alunos), já aviso que ele dá diversos spoilers sobre esses livros. A leitura tem uns momentos bem engraçados que me fizeram ficar rindo que nem uma mongol sozinha (sorte que eu li o livro praticamente todo em casa, então não paguei mico, dessa vez).



Enfim, recomendo a leitura e assim que eu assistir o filme eu volto aqui para falar sobre ele. Falando nisso, faz tempo que eu não comento nenhum filme, né? Vou ver se assisto alguns essa semana e venho aqui escrever.

x.o.x.o

Um comentário:

Thaís Cavalcante disse...

Esse é um livro que me deixou extremamente curiosa, principalmente todas as resenhas que li falam de uma forma apaixonante, não apenas pela história mas pelos personagens.

Amei seu resenha!

Adorei o blog e quero saber todas as novidades! Já estou seguindo. Espero que curta o meu!
www.pronomeinterrogativo.com