segunda-feira, dezembro 23, 2013

Eu Li: Dexter - A Mão Esquerda de Deus (Jeff Lindsay)


"DEXTER MORGAN é um educado lobo vestido em pele de ovelha. Ele é atraente e charmoso, mas algo em seu passado fez com que se transformasse numa pessoa diferente. Dexter é um serial killer. Na verdade, é um assassino incomum, que extermina apenas outros assassinos. Ao mesmo tempo, trabalha como perito da polícia de Miami... Em Dexter, a mão esquerda de Deus, o livro que deu origem à aclamada série de TV, o adorável matador depara-se com um concorrente de estilo semelhante ao seu, encanta-se e incomoda-se com ele, prevê seus passos... A escrita requintada de Jeff Lindsay nos faz mergulhar na mente de um dos personagens mais ambíguos da história da literatura de suspense. Nunca o macabro foi tratado com tanto refinamento e leveza. Dexter Morgan é uma obra-prima."


Marcador lindo que eu ganhei de presente com outro livro.

Eu sou fã da série de TV, famosa e conhecida por muitos, sendo que eu ainda não assisti a última temporada. Admito que ouvir às criticas em relação episódio final me desanimou um pouco, mas em breve eu termino. E sabendo disso meu namorado (lindo) me deu esse livro de presente de aniversário. E o segundo da série também! Essa resenha terá determinadas comparações com a primeira temporada do programa (a que foi baseada nesse livro), porém sem dar spoilers. Don't worry.



O Dexter dos livros seduz. Ponto.

Ok, vou explicar. Eu amo o Dexter do Michael C. Hall, o ator que o interpreta, pela sua voz, seus pensamentos e até pelas suas atitudes falsas. Mas o do livro tem um charme único. Parece que ele sabe fingir tão bem, mas tão bem que ele acaba te encantando, como ele faz com as mulheres da história. "Por que fingindo?" você que não vê a série me pergunta e eu te digo: o Dexter é um psicopata, ou seja, ele não tem sentimentos ou emoções como todos nós, ele não tem essa linha de o que é certo ou errado. Só que o pai adotivo dele por ser um policial o ensina essas coisas. "Mas, Déh, não se ensina a sentir." Eu sei, mas ele aprender a fingir que sente. E ele faz isso muito bem, tanto que nenhum policial descobre e ele trabalha ali com eles. O Dexter é o lab geek, que analisa padrão de dispersão de sangue em homicídios, com palpites muito bons sobre os crimes.


Mas nas palavras do serial killer favorito da televisão: ele é um monstro limpinho. ("I'm a very neat monster"). Com Harry, seu padrasto, ele aprende um Código em que ele só deve matar outros monstros, como ele, assassinos, estupradores e outros nesse nível. Mas ele tem que ter certeza. Matar somente aqueles que a justiça não consegue prender. E nunca deixar pistas. E criar uma vida normal para si, para nunca ser suspeito. E ele faz tudo isso e a gente lê isso. Uma diferença da primeira temporada: ele só tem umas três vitimas fora do caso principal, esse caso que o instiga e encanta tanto. Na série, chamado de The Ice Trunk Killer, no livro sem nome específico.


O livro é ótimo com sutis diferenças do seriado como alguns personagens, algumas situações e o final. Então para aqueles que viram o programa: AHA! Não é tão igual a resolução do caso, bem diferente até. E eu gostei muito dos dois finais, admito que o da série me deixou muito tensa. Absurdamente tensa. Na internet, principalmente no skoob, eu vi muita gente criticando o livro. Mas na minha opinião foi por comparar demais ao programa de televisão e esperar o mesmo. O livro tem menos ação, mas também a gente ta o tempo todo dentro da cabeça do Dexter, a gente vê o que ele vê, descobre o que ele descobre e por ai vai. No entanto, isso não desmerece o livro. Adorei o livro e recomendo para todos aqueles que gostam de um suspense, de entender mentes psicopatas, ou simplesmente são fãs do Dex (A intima, hahaha).

Essa e a próxima são pro namorado. 
Acho a capa simples, mas bonita. E me fez passar um momento engraçado de uma criança ver o livro na minha mesa de cabeceira e perguntar por que tinha sangue na capa do livro e qual era a história. Eu dei uma enrolada nela. Aspectos internos: acho que a fonte é do tamanho ideal e os capítulos são de variados tamanhos, normalmente os de flashback ao passado do Dexter são mais curtos. As páginas são amareladas e feitas com um papel gostoso e não muito frágil. A série do Dexter já tem sete livros (faltam 5, namorado!) e aparentemente os casos do livro e do seriado serão diferentes a partir de algum volume que eu ainda não sei qual é. Terei que ler pra descobrir.


x.o.x.o

2 comentários:

Priscila disse...

Eu tenho muita vontade de ler os livros, já que assisti a série e adorei. Agora que lia a resenha fiquei com mais vontade, vou colocar na listinha de leituras desse ano =)

=*

Colecionadores de Livros disse...

Onde conseguiu esse marcador lindoo?