segunda-feira, março 18, 2013

Eu Li: O Cão dos Baskerville (Sir Arthur Conan Doyle)


E eu enfim li um livro do Sherlock Holmes! Eu sempre quis ler uma das histórias do detetive mais famoso do mundo. Os filmes eu adoro, o seriado Sherlock também, só tava faltando algum livro. E agora eu li! E tenho outro aqui esperando para ser lido. Já fazia algum tempo que eu queria variar as minhas leituras e eu sempre tive curiosidade/vontade de ler algum livro policial. Juntei as vontades e cá estou para compartilhar com vocês.


"O detetive Sherlock Holmes e seu fiel amigo dr. Watson retornam em mais uma série de mistérios, assassinatos e perseguições em O Cão dos Baskerville.
Considerada uma das melhores aventuras do detetive, a obra foi originalmente impressa em partes, publicadas pela resvista
Strand Magazine entre agosto de 1901 a abril de 1902, ano em que foi lançada em formato de livro.
O mistério a ser solucionado envolve a morte de Sir Charles Baskerville e a história de um cão fantasmagórico que aterroriza os moradores da mansão Baskerville Hall.
O Cão dos Bakerville é uma história eletrizante que se tornou um clássico da literatura policial e promete prender a atenção do leitor a cada virada de página."



Eu adorei o livro, só não li mais rapidamente pois eu estive sem tempo essa semana, se não teria acabado ele em um dia. Como é de se esperar, cada detalhe é importantíssimo na história, e não se pode confiar em todos. O livro é super curtinho (185 páginas) e a leitura flui muito bem, toda hora alguma coisa acontece. São apenas 15 capítulos, o que é ótimo quando dá aquela vontade de ler só mais um antes de dormir. Mas quando eu cheguei no 12 não tinha como parar, li loucamente até acabar e ignorando a fome que tava querendo aparecer. Tudo é muito bem descrito e detalhado, uma coisa que me surpreendeu é que o Sherlock é mais 'amigável' do que o seriado retrata. Bem, pelo menos nesse livro, tudo bem que ele aparece até que pouco. Quem narra é o dr. Watson e por grande parte do livro, o Sherlock não aparece. Já que ele enviou o amigo para Baskerville Hall e continuou em Londres. O final do livro me surpreendeu e aumentou minha vontade de ler todas as obras do Sir Arthur Conan Doyle (não pode esquecer o Sir, gente).


A minha edição é da Martin Claret, que publica obras clássicas de diversos autores (para minha alegria e falência). As páginas são brancas, a diagramação, fonte e espaçamento são bons. Eu acho que o cão na capa, poderia ser mais como eles o descrevem no livro dando mais a sensação de ser o "cão infernal" que tanto aterroriza os moradores de charneca e principalmente os Baskerville.

Amei essa foto.
É isso queridos, em breve eu lerei O Vale do Terror (o outro livro do Sherlock Holmes que eu comprei) e venho aqui contar para vocês.

x.o.x.o

Um comentário:

Unknown disse...

Débora, se quiser ver como tudo começou, remomendo ler Um estudo em vermelho. nesse conto o Watson conhece o Sherlock. Aí voce vai entender o porque do Sherlock ser retratado sempre como um maluco!
- Erick